Maharaj Amar Bharti Naga baba

Maharaj Amar Bharti
Falar de Maharaj, como ele é respeitosamente chamado por seus devotos e amigos, não é tarefa simples. Poderia dizer que se trata de um personagem saindo direito de contos extraordinários.
Maharaj é mestre da Krya Yoga e sua pratica principal é tapasya do Urdhva Bahu (austeridade do braço levantado para o céu). Esta prática, escolhida por ele, data da era do ouro, conhecida como Satya yuga, a era da unificação. Neste período, propício a práticas espirituais, uma tradição de iogues realizava atos extremos, com o intuito de descobrir ainda mais as profundezas da mente. Alguns iogues, por exemplo, tinham como prática manter-se de pé ao longo de vários anos, outros levantavam os dois braços por longos períodos, outros sentavam-se ou deitavam em camas de pregos.
Maharaj é um sadhu (iogue) realizado, com uma gentileza inerente. Desde que comecei a fotografá-lo, há 19 anos atrás, nos tornamos amigos. Com ele tive muitos aprendizados, tanto sobre o universo dos sadhus, quanto sobre mim mesmo. Cheguei inclusive a morar com ele durante 6 meses, no seu refugio localizado nos pés de uma montanha, no meio dos Himalaias indianos, uma vivência inesquecível.
Ao encontrar Maharaj pela primeira vez, inevitavelmente nos deparamos com seu braço erguido e sua mão mortificada na posição do mudra da figa. Suas unhas, crescem em espirais e todos os dias, após o banho, Maharaj cobre sua mão com as cinzas extraídas de sua fogueira sagrada. Seu membro é símbolo de vitória da mente sobre o corpo. Mas raras são as pessoas que conseguem enxergar o ser além de seu braço levantado, pois para isso, é preciso um olhar mais aprofundado.
De minha experiência, pude perceber as transformações em minha forma de percebe-lo. Inicialmente, eu perdia meu tempo a julgá-lo. Quando então, me deparei com um eu cheio de julgamentos, esses pensamentos desmoronaram e deixaram de fazer sentido. Livre de julgamentos, comecei a enxergar Maharaj além de seu braço, com isso tive acesso a seu universo e aos aprendizados que vinham à tona com este encontro.