

Taunggy Tazaungdaing
တန်ဆောင်တိုင်ပွဲတော
Em um país dominado por uma junta militar e falsos budistas estimulando a limpeza étnica, não é fácil encontrar paz e felicidade. No entanto, os birmaneses, apesar de toda a luta que enfrentam para trazer a democracia para sua terra, sabem fazer festivais engraçados e coloridos como dos balões de ar quente de Tazaungdaing.
Marcando o fim da estação chuvosa, os balões, propulsionados com velas, acesos com enormes tochas de bambu, são oferecidos aos Sulamani, um dos paraísos budistas onde habitam os devas (deuses). Também é hora de oferecer novos mantos aos monges.
O festival virou uma competição, iniciada há mais de um século pelos invasores britânicos, enfatizando o trabalho de equipe para acender as velas que impulsionam o balão no ar, sem queimá-lo. Vence o balão que voar a maior distância. Eles tomam todos os tipos de formas, mas na maioria das vezes representam figuras de animais.
Vem gente de toda a região de Taunggy, não só para ver o concurso de balões, mas também para curtir a feira e prestigiar o encerramento da festa à noite, com o lançamento de enormes balões recheados de fogos de artifício.
